Sejam Bem-Vindos!

Minha finalidade ao montar o blog foi criar um espaço de interação e troca de experiências. Onde nós professores possamos refletir sobre o uso das mídias na educação. Postando textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas, jogos educacionais e muito mais.
Com o objetivo de enriquecer e diversificar o processo ensino/aprendizagem.
Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O PROFESSOR


Reflita sobre a imagem a seguir.
Pare um pouquinho e faça uma avaliação da sua vida profissional. Como está?
No contexto atual o professor precisa:
  • ter domínio do conteúdo de sua área;
  • entender os processos de aprendizagem dos alunos;
  • saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
  • conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
  • entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Fonte: Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's/ Unidade 1

Um comentário:

  1. Fernanda Tardin
    Primeiramente quero parabenizá-la por este lindo blog onde apresenta tantas informações que liberta-nos e enriquece nossos conhecimentos.
    Refletindo sobre o tema abordado,quero lhe dizer que inicialmente precisamos fazer uma mudança nos cursos universitários, pois, infelizmente boa parte dos professores que chegam às nossas escolas, não tem didática e base para ensinar seus alunos. Portanto, se o professor não tem domínio do conteúdo, não apresenta um plano de aula onde apresenta objetivos, estratégias e avaliações, em que envolva os alunos no processo aprendizagem, dificilmente seus alunos participarão das aulas e muito mais ainda, levam os alunos a desinteressar pela aula e gerar indisciplina. Hoje, o professor precisa criar situações que gera troca de idéias e informações, como por exemplo os recursos tecnológicos, que os alunos sabem, muitas vezes muito mais que o professor, e, portanto o professor precisa usufruir desse conhecimewnto dos alunos e desenvolver excelentes trabalhos que enriquecerão a aprendizagem dos alunos. Prof. José Dilceu Ribeiro

    ResponderExcluir

Sua visita é um prazer e seu comentário é especial para mim.
Por favor, identifique-se, pois comentários anônimos não serão postados.
Obrigada pelo carinho e atenção.
Volte sempre!

Minhas respostas serão dadas aqui no blog e visitarei os blogs amigos sempre que der, pois adoro e aprendo muito com vocês.

Atenciosamente
Fernanda Tardin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...